segunda-feira, 18 de junho de 2012

Agora, o bicho pega!


   Eis uma confusão na nossa cabeça adolescente. Para inicio de uma conversa, quem foi que disse que a escolha profissional deve ser feita nessa fase. Socorro, todos cobram, cobram... mal a pena falamos e já nos perguntam ‘’O que você quer ser quando crescer?’’.                            
Além do mais, a cada ano o jovem chega mais imaturo no ensino médio, e é ai que o bicho pega! Não sabemos por onde começar. Primeiro a escola não está preparada para direcionar, desenvolver as habilidades dos alunos, ela não tem estrutura ainda, estamos no tempo das aulas em ‘’caixinhas’’. É claro que como aluno acabo me identificando com determinada área, o que possibilita uma luz na minha cabeça oca.Mas o que fazer para realmente fazer uma escolha adequada? Uma maneira muito satisfatória adotada por muitos jovens são estágios em diversas áreas. Conhecer a realidade de diferentes áreas nos faz crescer e ver se é isso que realmente queremos, conversar com diversos profissionais, ler muito sobre tudo que nos interessa e que possa nos auxiliar. Buscar informações sobre o mercado de trabalho, as deficiências, a procura, tudo que possa clarear.
E se ainda assim, não temos certeza, pensamos que a velha estratégia de que se aprende a gostar, pode dar certo, mas tome cuidado para não ser mais um profissional frustrado, o mercado já está cheio desses por ai.
Ah, não esquecendo que não somos ‘’burgueses’’ que temos o maior tempo do mundo, os pais nos sustentam e ainda por cima podemos ir trocando de curso. A ‘’vida real’’ é diferente, não se estresse se a sua escolha não foi a que você sonhou, apenas aprenda a gostar do que você faz e faça bem feito, com prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário