A conexão que faz a diferencia
Cada vez mais parece impossível imaginar a
vida escolar sem o uso da tecnologia. Entre os professores, a disseminação de
computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens
instantâneas, banda larga, e uma infinidade de engenhocas da modernidade
provocam reações variadas.
A relação entre tecnologia e a escola ainda
é bastante confusa conflituosa, quando e como ela deve ser usada? Primeiro,
deve-se estabelecer um critério: só vale levar a tecnologia para a aula se ela
estiver relacionando. Ao conteúdo, porque essas ferramentas devem colaborar
para trabalhar os conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem
elas. E se isso acontecer nasce oportunidades de ensino.
A tecnologia tem um papel importante no
desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje e não há porque
negar, entretanto, que quando a expressão ‘tecnologia’ é empregada,
dificilmente se pensa em giz e quadro negro ou mesmo de livros e revistas. Mas
vale lembrar aos educadores e educados que o fato de que a fala humana, a
escrita, e conseqüentemente, aulas, livros, revistas, são tecnologias e que são
tecnologias há muito usadas.
Contudo a utilização efetiva da tecnologia
na escola é uma condição essencial para a inserção mais completa do cidadão
nesta sociedade de base tecnológica. É importante diminuir a enorme distância
que existe entre o que o mercado de trabalho pede e as habilidades e
competências do profissional que esta se formando. O mercado precisa de pessoas
que pesquisem que questionem que saibam realizar suas atividades de forma
autônoma que tenham iniciativa, que sejam capazes de resolver problemas. A utilização
das tecnologias, no mundo atual, esta fortemente inserida em todas as
exigências de mercado. Além disso, nunca houve tanta informação e conhecimento
disponíveis num espaço de tempo tão curto. Por isso, a escola da tecnologia
para o apoio e desenvolvimento da aprendizagem, ou seja, o objetivo não é fazer
com que os alunos aprendam informática simplesmente, e sim que aprendam melhor
português, matemática e as demais disciplinas a partir do seu uso. Explorar o
interesse por projetos e atividades que utilizem recursos tecnológicos é uma
vantagem entre os adolescentes e crianças. O ato de gostar equivale ao ato de
querer conhecer, ou seja, aproveitar a chance para explorar a aprendizagem, dar
significado a ela.
Não adianta utilizar a tecnologia sem
planejamento. Por mais rico em animações, vídeos e conteúdos que um aplicativo
seja, ele não for trabalhado de forma a contribuir para a aprendizagem. O
problema é que o professor parece despor de pouco tempo para planejar, estudar
e avaliar seu próprio trabalho. Segundo os japoneses, nos devemos gastar 80% do
nosso tempo planejando e 20% executando: infelizmente em nossa cultura
realiza-se uma pratica contraria a essa.
Sem contar que o personagem principal para
ser o gestor deste processo deve ser o professor... Mas ele esta preparado para
esse desafio?
Diferente dos alunos os educadores de hoje
não nasceram nem se formaram numa realidade de tamanha evolução da tecnologia e
dos processos de interatividade.
Entretanto, se o professor parece ser o
problema, ele é antes de tudo a solução. Quer-se se viabilizar uma utilização pedagógica
da informática, é fundamental desenvolver uma parceria com o professor,
capacita-lo não basta. É preciso de fato orientá-lo para usar o computador como
ferramenta pedagógica (ensinar a preparar aulas, desenvolver projetos, elaborar
planejamento, criar ambientes colaborativos de aprendizagem).
Os desafios para um trabalho eficiente em
relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação no espaço
educacional são grandes, mas na mesma proporção as utilizações adequadas das
tecnologias representam uma oportunidade impar de inserir a escola como uma
instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem
e, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências
competitivas como o educacional, a escola que desenvolver uma proposta eficiente
e de resultados com o uso das tecnologias, certamente terá um referencial que
fará a diferença.
fontes. www.redepitagoras.com.br
fontes. www.redepitagoras.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário