segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tecnologia e Escola –


       A conexão que faz a diferencia

  Cada vez mais parece impossível imaginar a vida escolar sem o uso da tecnologia. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga, e uma infinidade de engenhocas da modernidade provocam reações variadas.
    A relação entre tecnologia e a escola ainda é bastante confusa conflituosa, quando e como ela deve ser usada? Primeiro, deve-se estabelecer um critério: só vale levar a tecnologia para a aula se ela estiver relacionando. Ao conteúdo, porque essas ferramentas devem colaborar para trabalhar os conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas. E se isso acontecer nasce oportunidades de ensino. 
  A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje e não há porque negar, entretanto, que quando a expressão ‘tecnologia’ é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro negro ou mesmo de livros e revistas. Mas vale lembrar aos educadores e educados que o fato de que a fala humana, a escrita, e conseqüentemente, aulas, livros, revistas, são tecnologias e que são tecnologias há muito usadas.
    Contudo a utilização efetiva da tecnologia na escola é uma condição essencial para a inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica. É importante diminuir a enorme distância que existe entre o que o mercado de trabalho pede e as habilidades e competências do profissional que esta se formando. O mercado precisa de pessoas que pesquisem que questionem que saibam realizar suas atividades de forma autônoma que tenham iniciativa, que sejam capazes de resolver problemas. A utilização das tecnologias, no mundo atual, esta fortemente inserida em todas as exigências de mercado. Além disso, nunca houve tanta informação e conhecimento disponíveis num espaço de tempo tão curto. Por isso, a escola da tecnologia para o apoio e desenvolvimento da aprendizagem, ou seja, o objetivo não é fazer com que os alunos aprendam informática simplesmente, e sim que aprendam melhor português, matemática e as demais disciplinas a partir do seu uso. Explorar o interesse por projetos e atividades que utilizem recursos tecnológicos é uma vantagem entre os adolescentes e crianças. O ato de gostar equivale ao ato de querer conhecer, ou seja, aproveitar a chance para explorar a aprendizagem, dar significado a ela.
   Não adianta utilizar a tecnologia sem planejamento. Por mais rico em animações, vídeos e conteúdos que um aplicativo seja, ele não for trabalhado de forma a contribuir para a aprendizagem. O problema é que o professor parece despor de pouco tempo para planejar, estudar e avaliar seu próprio trabalho. Segundo os japoneses, nos devemos gastar 80% do nosso tempo planejando e 20% executando: infelizmente em nossa cultura realiza-se uma pratica contraria a essa.
  Sem contar que o personagem principal para ser o gestor deste processo deve ser o professor... Mas ele esta preparado para esse desafio?
  Diferente dos alunos os educadores de hoje não nasceram nem se formaram numa realidade de tamanha evolução da tecnologia e dos processos de interatividade.
  Entretanto, se o professor parece ser o problema, ele é antes de tudo a solução. Quer-se se viabilizar uma utilização pedagógica da informática, é fundamental desenvolver uma parceria com o professor, capacita-lo não basta. É preciso de fato orientá-lo para usar o computador como ferramenta pedagógica (ensinar a preparar aulas, desenvolver projetos, elaborar planejamento, criar ambientes colaborativos de aprendizagem).
  Os desafios para um trabalho eficiente em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional são grandes, mas na mesma proporção as utilizações adequadas das tecnologias representam uma oportunidade impar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências competitivas como o educacional, a escola que desenvolver uma proposta eficiente e de resultados com o uso das tecnologias, certamente terá um referencial que fará a diferença.

fontes. www.redepitagoras.com.br

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